quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal em tempo de guerra ...1966

Não, não foi nada feliz nem alegre este natal , passei-o nas matas do Hinda , algures no norte de Angola , região dos Dembos. 
Tínhamos aprazada uma operação militar muita perigosa naquela região para os dias 22, 23 com regresso a  24 de Dezembro . Fomos apenas dois pelotões  bastante desfalcados , mais o Comandante de Companhia e desde cedo se  confirmaram todas as n/previsões quanto à  perigosidade da operação e á falta de apoio aéreo e da artilharia que se verificou . A perigosidade imediatamente saltou á vista , com permanentes ataques ás nossas tropas sendo que no último estivemos quase a sucumbir totalmente, pois estávamos praticamente cercados pelo  inimigo e sem qualquer apoio, o que era até bastante previsível dada a grande densidade da mata e da sua impenetrabilidade  quase total . Resultado: 1 morto e vários feridos com chegada ao quartel já sobre a hora da consoada , com atascanços permanentes e risco de novos confrontos .
Por fim chegámos mais mortos que vivos , muito tristes e muito desconfortáveis com os nossos comandos , que não hesitaram , sabendo os perigos que iríamos enfrentar , apenas para seu gáudio , mandarem-nos para aquela operação . 
Quero apenas referir que passado um mês foi feita nova operação ao mesmo objectivo com duas companhias e total apoio aéreo e da artilharia .
São coisas que não esquecem , ficam cá sempre e é fatal lembrar-mo-nos disso nestes dias. Amanhã é outro dia e já me esqueci .

Nenhum comentário: