quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Previsão meteorológica, de três em três horas , para o dia 1 de Dezembro de 2010

Cautelas e caldos de galinha , nunca fizeram mal a ninguém

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mais um livro do Aniceto Afonso ...

Amigos (as),

Enviamos convite para o lançamento do livro “Os Anos da Guerra Colonial”, dia 30 de Novembro, pelas 18h30 na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa.

Esperamos pela vossa presença.

 Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes


sábado, 20 de novembro de 2010

Almoço do 1º de Dezembro de 2010 em lisboa ....

Reuniu hoje dia 9/10/2010 , em Lisboa ,  a Direcção da AAALB com a presença de vários membros dos Orgãos Sociais e alguns sócios fundadores que deliberaram o seguinte :


Almoço do 1º de Dezembro de 2010 :
Dia : 1 de Dezembro de 2010 , feriado nacional , quarta-feira
Hora : 12:30 - Recepção aos participantes ; 13: 00 - Almoço
Local - Restaurante Tromba-Rija em Lisboa
EndereçoTROMBA RIJA LISBOA
Rua Cintura do Porto de Lisboa,
Edifício 254 – Armazém 1
1200-109 Lisboa

Fico do lado do rio Tejo , Avenida Brasília
Lotação -150 lugares
Como chegar
Autocarro - Santos : Metro -Cais Sodré e depois 1.000 metros a pé ; Carro: na rotunda do Cais Sodré vira para a Avenida Brasília, junto ao rio  ( paralela à 24 de Julho ) e depois segue 1.000 metros , estaciona e já está.
Parqueamento : Grátis e com grande facilidade junto ao restaurante
Ementa :


Degustação de Frios
Camarão; Saladas de Legumes crus; Salada Russa; Salada de Grão; Punheta de Bacalhau; Salada de Peixe; Salada de Atum; Salada de Massas; Azeitonas; Melão; Mexilhão ao natural; Beringela assada; Pimentos assados; Feijão-frade; Ovos recheados; Ovos de Codorniz; Tortilha de Batata; Tortilha verde; Salada de Polvo; Salada de Ovas; Cabeça de Xara; Barriga de Marrã; Orelheira; Rosbife; Bucho de Porco; Pezinhos de Porco; Lombo de Porco Adubado; Pimentos Piquilhos, Salada de Abacate; Salada de Chocos; Salada de Feijoca; etc.…
Degustação de Fritos
Courgetes; Peixinhos da horta; Argolas de Cebola; Couve-flor; Petingas (época); Carapaus (época); Pastéis de Bacalhau; Pataniscas de Bacalhau; Filetes; Croquetes; Rissóis; Torresmos de Toucinho; Chamuças; Cenoura; Ovos Verdes... Se faltar algum é porque se não pôde mesmo fazer...
Degustação de Quentes
Arroz de Tomate; Arroz Mil delícias; Cogumelos; Ervilhas; Favas; Feijão branco com Chouriço; Espinafres com Pinhões; Castanhas salteadas; Frango na frigideira; Empada de Bacon; Couve de Bruxelas; Grelos Salteados(na época); Açorda; Couve Salteada; Torresmo de Redanho; Torresmo de Touchinho; Moelas; Coelho estufado; Fritada; Rim na frigideira; Fígado na frigideira; Molejas; Dobrada, etc.
Prato   Principal
 Bacalhau Assado no forno  com batatas assadas e migas;
Degustação de Enchidos
Assados: Alheira; Farinheira; Chouriço de Carne; Morcela de Arroz; Negrito; Salchicha Toscana; Rolinhos de Bacon; Lentrisca; Linguiça. Fumados: Paio do Lombo; Chourição; Chouriço Ibérico; Presunto.

Degustação de Queijos
Serra; Rabaçal; Serpa; Niza; Alcains; Ilha; Ovelha curado; Ovelha amanteigado; Mistura à Cabreira; Bica; Terrincho; Cabra Puro; Amarelo (conforme à época); Azeitão; Castelo Branco; Picante; Requeijão; Queijo Fresco; Queijo em azeite, etc… Se  faltar algum é porque não existe no momento no nosso fornecedor...
Degustação de Frutas
(Conforme o mercado)
Figos; Uvas; Kiwi; Ananás; Pêssego; Morango; Ameixas; Lichis; Papaia; Goiaba; Manga; Phisalis;  Kunquats; Carambola; Cerejas; etc.…
Degustação de Doces
Papos de anjo; Toucinho do céu; Arroz doce; Doce de maçã; Formigos; Mousse de Chocolate; Mousse de Maracujá; Doce de cenoura com ovos-moles; Charcada; Leite-creme; Aletria Doce; Doce de Natas com Chocolate; Pudim Abade de Priscos; Invejado; Sericaia; Farófias; Brisas do Liz; Quindim; etc…(Conforme época do ano)
Degustação de Frutos secos
Passas; Nozes; Amendoins; Avelãs; Amêndoas; Figos passados, etc.…. (Conforme época do ano)
Degustação de Bebidas
Água; Sumo de Laranja Natural; Refrigerantes; Sangria; Vinho da Casa (branco, verde, tinto e espumante natural);  Cerveja
Digestivos
Café ou Chá; Porto; Aguardente da Casa; Amêndoa amarga.
BOM APETITE!!!


 Preço - 30 euros
Quota sócio AAALB para 2011 - 5 euros


Como foi profusamente anunciado , as instalações onde vamos realizar o Almoço acima referido , Restaurante  Tromba-Rija em Lisboa ,tem  a lotação de 150 lugares.
Hoje , a 10 dias  da sua realização a lotação está ESGOTADA pelo que a Direcção da AAALB, não aceitará mais inscrições.

QUEM ANDOU NO LICEU DE BRAGANÇA , JAMAIS O ESQUECE , POR ISSO  .......SEMPRE APARECE

terça-feira, 16 de novembro de 2010

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mais um artigo do Virgílio Gomes no seu site ....

 Para que servem os talheres de peixe ?
...O talher de peixe, inicialmente encontrado nos estabelecimentos de grande categoria, começou a vulgarizar-se a todos os tipos e categorias desde meados do século XX. E aqui vai a minha interrogação sobre a sua necessidade. Começo por informar que eu sou contra o talher de peixe, afirmando frequentemente que não serve para mais nada do que para embaraçar o serviço de mesa.
Quantos de nós não assistimos já ao embarco de muitos clientes não saberem que talher usar. Os profissionais sabem da lógica da sua colocação na mesa. E que basta utilizar de fora para dentro de acordo com os pratos e, portanto, na sequência lógica. Quantas vezes os empregados têm que repor talheres… Mas ao fazermos isto, estamos a criar constrangimentos ao cliente. E um cliente que se sinta embaraçado, muitas vezes não volta. E, com a falta de jovens que queiram seguir uma carreira “de mesa”, devemos aprender a simplificar para servir melhor.
Mas expliquem-me os defensores: para que serve o talher de peixe? Vejamos, mesmo na nova cozinha, cada vez mais eu até só uso o garfo. Mesmo um peixe com uma cozedura unilateral, sobre a pele, esta sai melhor com uma faca de carne. E quantos de nós não assistimos ao disparo de uma batata torneada ao tentar cortá-la com uma faca de peixe? E ainda como farão os canhotos para comer com talher de peixe?
Eu gostaria de organizar uma campanha contra os talheres de peixe. Já estou a ouvir os gritos de: absurdo, deselegante, pindérico… e outros adjetivos que me queiram dedicar. Afirmo que para os restaurantes o investimento è menor, a formação do pessoal é mais simples e muitas vezes os clientes agradecerão. Tenho a sorte de, em muitos restaurantes que já sabem desta minha posição, já nunca me colocarem talheres de peixe, e eu agradeço. E volto. Também voltarei a este assunto.
Ler todo o artigo AQUI
-----
E eu a pensar que era só eu que não gostava nem usava os talheres de peixe . Tens toda a razão , tens aqui um apoiante , se precisares . Realmente é um grande embaraço o seu uso e até faz com que , ás vezes , a comida não saiba tão bem  quanto merece ....

sábado, 13 de novembro de 2010

Surpresa ...

Photo505.com - Online photo effects
 
Ontem á noite ,  passeando por uma das avenidas mais movimentadas da cidade , deparei com o logo da n/Associação . Maravilha !!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O meu grupo favorito ... " The shadows "



The Shadows foi uma banda de rock instrumental do britânica, em atividade da década de 1950 até 2000, a banda inicialmente era a anda de apoio de Cliff Richards, até Richards seguir em carreira solo

Mais um Antigo Aluno do Liceu de Bragança em evodência ...

capa.jpg

TRANSMONTANICES
Causas de Comer

Finalmente saiu o livro que eu não sei, ainda, se era este o livro que eu ansiava. Como os textos, o livro como obra de conjunto saiu de um colecionar de impulsos e emoções.
O seu lançamento decorreu dia 28 de Outubro no Palácio Nacional da Ajuda. Durante a cerimónia ouvimos as palavras da Dra Isabel Silveira Godinho, Diretora do Palácio, do Dr Paulo Amado como Editor, e da Dra Inês Pedrosa que além de ter escrito o Prefácio, apresentou o livro. Terminei com algumas frases não esquecendo os contributos que recebi para a minha formação do gosto e a satisfação de estar rodeado pela Família e tantos amigos. Uma breve interpretação musical com gaita-de-foles por Diogo Leal que tocou peças do Nordeste Transmontano. Depois seguiu-se uma “espécie” de lanche com produtos transmontanos: Bola de carne da Pastelaria Nilde, de Lisboa, Bolos de amêndoa e Amêndoas cobertas da Flormêndoa, de Torre de Moncorvo, Castanhas assadas da Sortegel, de Sortes de Bragança, vinho Branco TYRO de João Lopes, de Resende e vinho tinto Vinha de MAZOUCO, e Água Pedras Salgadas da Unicer.  
O livro contou com duas contribuições especiais. O prefácio de Inês Pedrosa, que sempre me incitou a escrever e publicar, e Graça Morais minha companheira de emoções transmontanas que aceitou divulgar desenhos seus. E ainda Adriana Freire que fez a minha foto.
 Como impulso poderá parecer, que no meu SITE, este texto possa parecer um ato comercial. Aceitem-no apenas como informativo.
Enquanto o livro não se encontra distribuído pelas livrarias podem sempre adquiri-lo através do Editor sem acréscimos, no território nacional.
Fonte : http://www.virgiliogomes.com/cronicas/310-transmontanices-livro

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fotos do fundo do baú ....

Quem conhece todos , ou a maior parte ? Vamos a partilhar essa sabedoria , para todos termos conhecimento