Conforme previsto, realizou-se ontem no Museu Militar de Lisboa, o lançamento do livro Portugal e a Grande Guerra.
O evento teve lugar numa sala, que melhor não poderia ter sido escolhida, pois toda ela estava impregnada de História, atestando a heróica e sacrificada presença em França do Exército Português, durante o primeiro conflito mundial, que assolou a Europa no início do Século XX.
Os autores desta obra, Coronéis Aniceto Afonso e Carlos Matos Gomes, devem sentir-se orgulhosos de produzirem uma obra que pretende dar a conhecer, em linguagem simples e compreensível, ao público em geral, tudo o que está relacionado com a ida do nosso Corpo Expedicionário para o Teatro de Operações, a sua vivência em plena guerra e o regresso a casa. Para tal apresenta inúmeros mapas, documentos e fotografias inéditas.
A apresentação do livro foi efectuada pelo Sr. General Martins Barrento, ex-Chefe de Estado Maior do Exército e especialista em Estratégia e História Militar, que enalteceu as virtualidades do mesmo, como órgão de consulta para
estudantes do conflito em apreço.Estiveram presentes cerca de 70 pessoas entre os quais o General representante do Chefe do Estado Maior do Exército, o General Loureiro dos Santos e o Coronel Vasco Lourenço, para além doutras figuras gradas dos meios académicos civis e militares.
Não quiseram deixar de dar um forte abraço ao conterrâneo Aniceto Afonso, alguns Antigos Alunos do Liceu Nacional de Bragança .
No final foi servido um Porto de Honra, enquanto os autores autografavam os livros comprados.Um abraço
Isaías Teles
Nenhum comentário:
Postar um comentário