Deixo-vos uma sugestão para visualização neste fim de semana. Lembram-se de vos ter falado de Eric Whitacre? Pois bem, o seu projecto de criar um coro virtual para interpretação de mais uma das suas peças está finalizado. Foi uma ideia que lhe surgiu no final de 2009 quando um amigo lhe enviou um video do Youtube em que uma rapariga cantava a sua peça Sleep... ocorreu-lhe então que se várias pessoas gravassem a sua voz, na totalidade das partes da obra (Soprano, Alto, Tenor e Baixo), poderia criar-se no final uma mistura de todos e assim obter um coro virtual. Para tal, lançou o repto no seu blog para que "postassem" no youtube as suas vozes cantando todos por cima de uma mesma gravação da peça, pelo grupo inglês Polyphony (para que todos tivessem o mesmo tempo, afinação, etc). O resultado foi este:
Com este incrível desfecho, Eric quis avançar para outro nível e propôs outra obra, no final de 2009, para um coro virtual ainda mais complexo: Lux aurumque. Disponibilizou as partes da partitura gratuitamente, e gravou um video para o youtube, em que ele próprio explica e dirige a sua peça (ele é um excelente maestro), podendo assim cada cantor, em sua casa, ser dirigido por ele cantando, obtendo assim todos uma interpretação precisa no tempo e na afinação (há um piano a responder ao gesto de Eric, curiosamente tocado por ele próprio após gravar o video).
Ao longo de meses centenas de cantores aceitaram o desafio e gravaram as suas vozes. Foi agora, nesta semana, que apareceu o projecto finalizado. 185 vozes seleccionadas, em 243 pistas, cantam num coro virtual assombroso.
Vale a pena ver e ouvir...
Aqui fica o link do resultado final:
... e o link do video do Eric a dirigir a sua peça:
O coro que canta no início deste video é, claro, Polyphony, dirigido por Stephen Layton. Do mesmo CD que vos mostrei num ensaio.
Espero que gostem. A música é magnífica.
PS - aqui fica o blog do Eric, em que ele explica esta e outras histórias:
By FBBC